Flor

Flor é directora artística e pedagógica  do espaço/projecto "BellyStudio".

Licenciada em Psicologia, com especialização em "Consulta Psicológica de Jovens e Adultos" e Pós-Graduada em "Gerir Projectos em Parceria", desenvolve desde há 10 anos trabalho na área da avaliação e desenvolvimento de competências, orientação escolar e profissional, tendo coordenado acções de formação para equipas e técnicos, em diversos projectos de apoio ao desenvolvimento local e à inclusão social, de âmbito nacional e europeu.

Com formação sólida na área da dança e do movimento, iniciou os seus estudos em dança com nove anos de idade com a prática de ballet clássico, tendo realizado os exames até nível “Senior” pela “Royal Academy of  Dancing” e posteriormente, os “Major Examinations" pela “Imperial Society of Teachers of Dancing”, com boas classificações.

Obteve formação em Dança Contemporânea; Jazz e Sapateado Americano; Danças Regionais Portuguesas e frequentou vários cursos e workshops nomeadamente em Dança Africana; Dança Afro-Contemporânea; Hip-Hop; Flamenco e Sevilhanas.

Participou em diversos espectáculos nas Academias em que estudou - Parnaso, Pirmin Treku e Centro de Dança do Porto e em eventos variados, a convite de entidades e pessoas, entre os quais, a oportunidade de ter colaborado na área da figuração com a Companhia Nacional de Bailado, no Bailado “O Quebra Nozes”, apresentado no Coliseu do Porto, em 1995.


   


Em 2002 contactou com a Dança Oriental e desde então esta assumiu um lugar de destaque e presença singular na sua vida. Realizou formação a nível nacional e internacional com bailarinos, coreógrafos, músicos e professores de renome, procurando contactar com a essência da dança oriental numa perspectiva mais tradicional e simples, ao mesmo tempo que assimilava a sua vertente mais contemporânea, estilizada e teatral, fruto do progresso e expansão da dança oriental no mundo ocidental.


Desta mescla de influências, experiências e oportunidades fantásticas, Flor foi acondicionando conhecimento e apropriando-se de várias linhas de pensamento e abordagens ao desenvolvimento da pessoa, do ponto de vista social, psicológico, cultural, artístico, intelectual, espiritual... dando lugar, não na totalidade, mas em grande medida, ao que actualmente intitula o seu projecto  em desenvolvimento, o "BellyStudio".





Combinando as competências adquiridas relacionadas com duas áreas de saber  inspiradoras que se tornaram aliadas - a psicologia e a dança -  Flor assume o BellyStudio como uma extensão da sua experiência pessoal e profissional, no qual pretende integrar a sua visão da dança e do mundo, das relações interpessoais e da cultura, como motores de crescimento individual e colectivo.

Flor é formadora certificada pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e detém a Cédula Profissional como responsável pela orientação e condução do exercício de actividades físicas e desportivas.

Realizou formação em Teatro Comunitário – Teatro do Oprimido – e participou como elemento activo em várias iniciativas de promoção do desenvolvimento humano por via da arte.

Entre outras particularidades, realizou durante vários anos acções de voluntariado, quer como catequista de crianças e adolescentes, quer como monitora de campos de férias e colónia balnear sazonal, foi guia turístico no campeonato europeu de Hóquei em Patins em 1996; integrou a equipa de potenciais jovens jornalistas no programa “Pontos nos Is” em 1993, fez parte integrante de grupos corais e grupos de teatro, e desde sempre se encantou pela poesia e pelo desenho.

Para saber mais sobre Flor e o seu percurso artístico consulte o seu site em:
http://sites.google.com/site/florbellydancer/